novas tecnologias

Novas tecnologias e o esporte: o VAR é só o começo

A tecnologia está aliada ao esporte há muitos anos. Nos últimos anos foi implementada uma tecnologia de assistência aos árbitros de futebol, o VAR (Vídeo Assistant Referee); responsável pela revisão de lances polêmicos nas partidas para que os resultados sejam mais precisos. Levando em consideração variados esportes, existem centenas de tecnologias que dão suporte aos atletas; materiais, roupas, cuidados com a saúde, treinamentos, todos conectados diretamente à evolução tecnológica. Mais recentemente, os robôs com IA no esporte começaram a fazer parte do movimento.

Tecnologia 3D em prol do esporte mais confortável e livre de atritos

Equipamentos e roupas especiais para esportes estão mudando a forma de atender atletas de alta-performance; estão implementando as impressões 3D em suas criações para aumentar o conforto e diminuir o impacto através de peças completamente anatômicas, baseadas no corpo exato do atleta.

Mas não é apenas no mundo da alta performance que as impressões 3D estão aparecendo. Empresas de calçados para esportes como a New Balance, já estão implementando essa tecnologia no desenvolvimento de solas mais resistentes que são ao mesmo tempo eficientes na absorção do impacto.

 Reciclagem de Materiais

A onda de reciclagem atingiu (ainda bem) a indústria esportiva. Empresas estão investindo pesado em novas tecnologias e matérias primas para que eliminem os resíduos não recicláveis de seus produtos.

A Adidas por exemplo, tem um projeto em que faz materiais esportivos e vestuário de plástico retirado do oceano. Não contentes ainda com a quantidade de resíduos gerados pela empresa, investiram em novas tecnologias de materiais e, no segundo semestre de 2021, vai ser lançado um tênis que pode ser reutilizado por completo, para a confecção de um novo par; zerando as quantidades de lixo produzidas em cada par de tênis. 

Treinos com robôs; mais precisão

Na área de treinamento dos atletas, existem robôs cujo design e mecânica foram projetados para que se passem por jogadores; criando resistência e maior atenção em jogadores de tênis de mesa. 

Essa é uma tendência que só cresce, uma vez que apenas um robô pode treinar com diversos atletas no dia; sem que os mesmos se acostumem com o jeito de jogar do oponente; que é o que ocorre quando o treino é entre duas pessoas.

novas tecnologiasNovas tecnologias em análise de estatísticas e avaliação de desempenho

Por falar em robótica, a Inteligência Artificial não está presente apenas em mecanismos simples de treino, mas como máquinas interativas geradoras de conteúdo lógico. Os robôs treinadores são capazes de avalia dados de estatísticas e desempenho individual de jogadores, montando assim o melhor time para cada tipo de jogo.

O time de basquete Parma na Rússia, foi o primeiro no mundo a contratar um robô técnico com função analítica, em Outubro de 2019. Com base nos dados coletados de aptidão física e atuação em diferentes jogos, o robô técnico é capaz de criar cenários em que o time tenha maiores chances de vencer. 

A parte mais importante a ser destacada em relação às tecnologias esportivas, é que elas entram no mercado com o objetivo de simplificar a atuação dos humanos em suas respectivas tarefas; deixar tempo para que o cerne da ocupação seja um ser humano focado em tarefas criativas; serem inovadoras, empáticas e fisicamente desafiadoras, tarefas que os robôs não podem copiar.

O que você acha sobre a tecnologia dando mais espaço para que humanos tenham mais tempo de serem humanos? Se quiser saber mais sobre o ócio eficiente, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Diga "Oi" ;)