Speech test Umbô e Dubô – nossos robôs atendentes

Como os robôs escutam o que perguntamos e respondem falando?

Entre outras coisas, um teste de tecnologia STT-TTS ajuda a entender se o robô-atendente é bom. E para entender, se os nossos robôs podem ser bons atendentes, fizemos um teste STT dos robôs atendentes Promobot, também conhecido como Speech Tests.

O que é um speech test e como tudo funciona?

 Um Speech Test – Umbô e Dubô é um teste que fazemos para calcular o tempo que o robô leva para responder perguntas que são feitas pra ele! Assim temos uma noção de como a tecnologia está respondendo ;).

O sistema STT transforma o som da pessoa falando algo para o robô num texto que o robô possa processar. Consequentemente, ao ter transformado a fala num texto, o robô vai procurar uma resposta – também em forma de texto. Mas para responder ao usuário, o robô tem que de alguma maneira transformar o texto em algo audível. Claro que nada de utilizar audios pre-gravados! A parte TTS é responsável pela transformação do texto da resposta do robô numa fala dele.

Por conta disto, os sistemas STT e TTS são fundamentais em robôs-atendentes.

Quem faz sistemas STT e TTS?

Estes sistemas são desenvolvidos e aprimorados pelos gigantes da tecnologia.

Por exemplo, no STT, Google e IBM Watson se sobressaem. Suas capacidades abrangem alta precisão e adaptação a múltiplos idiomas e dialetos. Já no TTS, Amazon Polly e Google Text-to-Speech destacam-se. Eles proporcionam uma gama diversificada de vozes realistas. O avanço em inteligência artificial potencializa essas tecnologias e viabiliza uma interação mais humanizada entre máquinas e seres humanos. 

Primeiro teste STT dos robôs atendentes Promobot

Esse é o primeiro vídeo do teste STT dos robôs atendentes Promobot – a respeito do Dubô (participação especial do nosso querido Dev)!

O final desse vídeo sempre será uma pérola.

Segundo teste STT dos robôs atendentes Promobot

Agora vamos para o segundo vídeo de speech test dos robôs atendentes Promobot – do Umbô!

Em resumo, escutar e responder nunca é uma tarefa trivial, nem para os seres humanos. Mas uma pitada de senso de humor sempre ajuda :).

Todavia, se quiser saber sobre outras caraterísticas de um robô-atendente que fazem diferença no seu trabalho, leia o nosso guia de parâmetros técnicos dos robôs-atendentes. E para entender se você precisa de um robô para o seu evento, veja a nossa introdução aos robôs atendentes para eventos e promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Diga "Oi" ;)