Tendências robóticas para atendimento: não fique de fora das novidades para 2020!

2020 começou e o ano é de muitas novidades no mercado de robótica. Afinal, estamos falando de um setor no qual as pesquisas estão cada vez mais modernas, avançadas e complexas, trazendo uma série de inovações interessantes.

É fundamental, assim, observar quais são as principais tendências robóticas para atendimento em 2020 e implementá-las na sua empresa. Confira as principais delas a seguir. Boa leitura!

Automação de processos robóticos (RPA)

A automação de processos robóticos (RPA, ou Robotic Process Automation) simplifica o uso das tecnologias de automação por meio dos usuários. Seu uso permite que se possa configurar um “software robô”, a fim de realizar, de forma automatizada, tarefas tanto simples quanto a geração de uma resposta automática, como o uso de milhares de bots funcionando de forma independente, auxiliando no setor de atendimento ao cliente.

A RPA é um ponto intermediário para a aplicação da automação inteligente, como o Machine Learning e o Deep Learning. Ou seja, podemos ver, também, muitos avanços nessa parte nos próximos meses.

Multi-experiência

Cada vez mais a experiência do usuário está no centro dos processos de desenvolvimento tecnológico. O objetivo é proporcionar experiências únicas que tragam mudanças na forma como o usuário interage com o mundo e, também, com os próprios dispositivos, garantindo melhor engajamento.

A multi-experiência tem, assim, por objetivo, focar na experiência imersiva do usuário, por meio de tecnologias como:

  • robótica;
  • realidade aumentada;
  • realidade virtual;
  • realidade mista;
  • interface multicanal homem-máquina;
  • tecnologias de detecção, entre outras.

Robôs domésticos

Cada vez mais as smart homes se tornam uma realidade nas residências de todo o mundo e, inclusive, no Brasil. A Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things) tem se tornado mais popularizada e já está presente em Smart TVs e demais eletrodomésticos. Ela auxilia, por meio dos dados obtidos, no atendimento ao cliente.

Na CES 2020, a Samsung apresentou sua primeira versão de robô doméstico a ser comercializado para casas. Batizado de Ballie, ele consegue controlar todos os dispositivos conectáveis do local — além de ser bastante simpático. Durante a apresentação, ele roubou a cena, seguindo HS Kim, o CEO da divisão de consumo da Samsung.

Robôs para atendimento médico

A medicina é uma das áreas que exige mais desenvolvimento tecnológico para conseguir potencializar os resultados e reduzir erros que comprometam a qualidade de vida do paciente.

A robótica consegue, assim, realizar cirurgias delicadas com maior precisão, fazer diagnósticos mais exatos e rápidos e promover melhor saúde para os usuários.

Os robôs para atendimento médico podem ser aplicados nos seguintes casos:

  • cirurgias realizadas por robôs, evitando que tremor nas mãos cause problemas para o paciente;
  • nanorrobôs, que permitem que robôs minúsculos realizem o tratamento de doenças graves e, até o momento, incuráveis, como o câncer, conseguindo fazer a destruição apenas das células com problemas, preservando as saudáveis;
  • realização de impressões 3D, que produzem próteses para substituição de órgãos com problemas ou que tenham sido amputados;
  • tratamentos personalizados, que permitem robôs, com tecnologias de automação, identificarem quais são os tratamentos que geram uma melhor resposta do paciente, adequação de doses, entre outros.

Privacidade e proteção de dados

Quando falamos em processos tecnológicos e, consequentemente, automação e robotização, um debate se torna extremamente forte e, por isso, importante: a questão da privacidade e proteção de dados.

Afinal, qual é o limite do uso das informações obtidas pelas aplicações e dispositivos para melhorar o uso e recursos das soluções?

O debate ficou mais claro com a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que impõe limites no que pode e não pode ser feito com os dados coletados e atribui responsabilidades e deveres das organizações quanto a isso. Além disso, o dispositivo legal informa sobre a questão do consentimento, algo fundamental para o usuário das soluções em robótica.

As tendências robóticas para atendimento podem auxiliar sua empresa a crescer e obter melhores resultados. Veja quais delas se aplicam melhor a sua organização e implemente-as em 2020!

A robótica realmente é uma área cada vez mais atraente e está cada vez mais presente em nossas rotinas. Quer uma prova disso? Eles já são presença até no Fantástico! Você sabia que ele é o Umbô? Aproveite e conheça mais sobre em nosso artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Diga "Oi" ;)